WebRadio Portal Curupira

Sintonize o Melhor do Entretenimento!

Descubra uma programação vibrante e diversificada na WebRadio do Portal Curupira.
Músicas, notícias e muito mais, ao vivo para você!

Auditorias apontam avanços no controle da origem da carne na Amazônia

Baixar

Tocar

Os frigoríficos dos estados da Amazônia que assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta da Carne Legal, se comprometendo em evitar, entre outras coisas, o comércio de animais criados em áreas com desmatamento ilegal, e que contrataram auditorias independentes, registram apenas 4% de irregularidades nas suas operações. Por outro lado, aqueles que não assinaram o termo apresentaram um índice de 52% de irregularidades, ou seja, 13 vezes maior.

As auditorias, apresentadas nessa quarta-feira (14/5), analisaram o cumprimento de critérios socioambientais por 89 frigoríficos, em seis estados, nas compras de gado realizadas em 2022.

No Pará, por exemplo, o estado com maior número de frigoríficos com acordos firmados, 15 concluíram o processo de auditoria, além de um frigorífico que não havia sido convocado, representando mais de 80% do volume estadual. Nessas empresas, o índice de irregularidades foi menos de 9%. Já entre as empresas sem auditoria, chegou a quase 60% de irregularidades.

Os procuradores também revelaram dados sobre o monitoramento de fornecedores indiretos. Nas análises realizadas entre 2020 e 2021 foi constatado que 38% do gado de fornecedores indiretos estava em conformidade; 27% tinha potencial de não-conformidade; e 35% não tinha correspondência com o Cadastro Ambiental Rural. Ou seja, gado de área de desmatamento, com embargo, em áreas protegidas e associado a trabalho escravo.

Para ampliar a adesão aos compromissos por parte dos frigoríficos, o MPF vai pedir aos órgãos ambientais fiscalização prioritária das empresas sem auditoria, além de desenvolver um protocolo para rastrear fornecedores indiretos de carne.
 

gado boi vaca rebanho
gado boi vaca rebanho
© Arquivo/Agência Brasil

Meio Ambiente Frigoríficos que assinaram acordo não criam gado em áreas desmatadas. São Luís 15/05/2025 – 15:18 Sâmia Mendes / Rilton Pimentel Gabriel Correa – Repórter da Rádio Nacional frigoríficos carne Amazônia desmatamento trabalho escravo quinta-feira, 15 Maio, 2025 – 15:18 1:53

Curta, siga e compartilhe!

Deixe um comentário

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal

 
error

Gostou dessa informação? Compartilhe com seus amigos :)

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.